Logotipo da Júnior Empresa
Logotipo Mind Your Data

MYD by JEST

A JEST — Junior Enterprise for Science and Technology é uma júnior empresa da Universidade de Coimbra que tem como objetivo a formação dos estudantes ao nível da data science.

Em 2017 lançou a primeira edição de uma conferência, 'MYD — Mind Your Data', com o objetivo de trazer e impulsionar esta área emergente junto dos estudantes e investigadores da nossa universidade.

Contou com a presença de representantes da Feedzai, Bosch Pt, Novabase, Critical Software, Go WiFi e com a DSPT — Data Science Portugal .

Edição 2021

(27 e 28 de fevereiro)

Oradores

_Inês Pessoa

"Como fazer a transição para uma carreira em Data Science"

A Inês concluiu engenharia física na Universidade de Coimbra em 2018, tendo já nessa altura o objetivo de se dedicar à área de Data Science a nível profissional. De momento, é Data Scientist na Closer e no seu tempo livre é voluntária na Lisbon Data Science Academy, como instrutora.

Foto Orador (Inês Pessoa)

_Mário Gaspar da Silva

"Inteligência Artificial e Data Science na Saúde"

Mário Gaspar da Silva, Prof Catedrático de Eng Informática no IST e Director de Investigação e Inovação da Truewind, SA. Colabora em várias iniciativas promoção da ciência de dados no ensino, inovação e investigação nas ciências e tecnologias da saúde. Vem falar-nos do impacto das novas tecnologias de inteligência artificial e ciência de dados na saúde.

Foto Orador (Mário Gaspar da Silva)

_Bruno Santos (Noesis)

"Sucess Stories by Noesis"

Com mais de 20 anos de prática de TI, Bruno Santos lidera a unidade de Data Analytics & AI nos setores: HealthCare, Pharma, Media, Technology, Public & Non-Profit, em diversas geografias. Tem apoiado múltiplas organizações a criarem uma cultura orientada a dados, promovendo a tomada de decisões suportada nos mesmos. Com licenciatura em Gestão pelo ISEG, ocupou diversos cargos em consultoria, desenvolvimento de negócio e liderança.

Foto Orador (Bruno Santos)

_Fábio Paixão (Noesis)

"Artificial Intelligence Into Practice"

Fábio Paixão iniciou o seu percurso profissional como Data Scientist na área de Artificial Intelligence (AI) há cerca de quatro anos. Neste momento, encontra-se na equipa de AI da Noesis Portugal, onde tem como principal responsabilidade desenvolver soluções de Machine e Deep Learning para sistemas de recomendações e de forecast, entre outros. Fábio Paixão é formado em Engenharia Mecânica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse e conta com um mestrado em Artificial Intelligence pela Vrije Universiteit Amsterdam. Começou o seu percurso profissional ministrando formações a alunos de mestrado em AI na Universiteit van Amsterdam. Especializou-se, depois, em Machine Translation e em Natural Language Processing (NLP), onde teve oportunidade de enriquecer a sua experiência profissional. Desde então, tem a cargo o desenvolvimento de soluções aplicadas a diferentes áreas da AI, como sistemas de recomendação, Computer Vision, e outros.

Foto Orador (Fábio Paixão)

_Luís Rita (CycleAI)

"Using Data Science to Boost Sustainable Cities"

O meu nome é Luís Rita. Sou Engenheiro Biomédico, Doutorando em Medicina Computacional (Imperial College London), redator em Towards Data Science, Digital Top Talent Under 25 e cofundador da CycleAI com Miguel Peliteiro. No CycleAI, o nosso objetivo é capacitar os ciclistas na luta pela sua própria segurança. Ao executar vários modelos de crowdsourcing e aliar a IA à nossa experiência em ciência de dados, tornaremos as nossas cidades mais verdes, melhorando a mobilidade sustentável.

Foto Orador (Luís Rita)

_Bruno Parra (Deloitte)

"Data Science in the real world – Desafios de industrialização de Machine Learning"

Bruno Parra é um Tech Manager na divisão de Consulting da Deloitte, no grupo de Analytics & Cognitive, liderando as equipas de engenharia de Big Data e Machine Learning. Durante a sua carreira o Bruno desenvolveu expertise nos domínios de Big Data, Inteligência Artificial e Arquiteturas em Cloud (AWS, Azure e GCP) em vários clientes de diferentes países, como Reino Unido, Dinamarca, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Islândia, Angola, entre outros.

Foto Orador (Bruno Parra)

_Carolina Sá (Agência Espacial Portuguesa)

"Desafios em Geral do Processamento de Dados de Observação da Terra"

Gestora de Projectos de Observação da Terra na Agência Espacial Portuguesa; Formação em Ciências Marinhas e especialização em detecção remota por satélite para o estudo dos oceanos, com enfoque na avaliação de algoritmos de qualidade da água em áreas costeiras e dinâmica do fitoplâncton. Co-chair do painel de avaliação da competição AI Moonshot Challenge promovida pela Portugal Space em parceria com a Unbabel, FCT, ANI e ESA.

Foto Orador (Carolina Sá)

_Leonardo Azevedo (CERENA - IST)

"SMART - Projeto Vencedor da primeira edição do Moonshot Challenge"

Investigador do Centro de Recursos Naturais e Ambiente e Professor Auxiliar do IST. Faz investigação em modelação de sistemas complexos da Terra, com foco na caracterização da subsuperfície através da combinação de técnicas de ciência de dados espaciais e métodos geofísicos. É Investigador Principal do projecto SMART vencedor da competicção AI Moonshot Challenge em 2020.

Foto Orador (Leonardo Azevedo)

_Catarina Farinha (Unbabel)

"AI at Unbabel"

AI researcher engineer na Unbabel, focada em projectos relacionados com qualidade (como evaluation of Machine Translation). Experiência também em text generation e answer retrieval. Formação em Engenharia Biomédica (IST) e PhD em computational psychiatry (Faculdade de Medicina, iMM).

Foto Orador (Catarina Farinha)

Workshops

_Filipa Rodrigues

"PyTorch" (nível avançado)

A Filipa tem um mestrado em Engenharia Biomédica e Biofísica, da Universidade Lisboa. Atualmente é Data Scientist na OutSystems e Coordenadora Científica da Pós Graduação de Data Science da Rumos onde também lecciona o módulo de Machine Learning.

Sobre o workshop

Este workshop tem como objetivo a introdução de Convolutional Neural Networks com Pytorch. Será usado o Fashion MNIST para demonstrar como tirar partido deste tipo de redes para classificação de imagens. Conhecimentos de Python são necessários para conseguir acompanhar o workshop, assim como algumas bases de machine learning.

Foto Formador (Filipa Rodrigues)

_Fernando Pais (Talkdesk)

"NLP" (nível avançado)

Fernando Pais é um Data Scientist na Talkdesk, com formação nas áreas de Robótica e Visão Computacional. Fernando foi investigador na Universidade de Coimbra no Instituto de Sistemas e Robótica. Lá trabalhou como parte do projeto EuroAge, desenvolvendo sistemas para orientar a atividade de idosos usando deep learning e robótica social. O seu trabalho atual na Talkdesk consiste no uso de Processamento de Linguagem Natural para recuperação de informação, no contexto de sistemas de recomendação e análise de dados.

Sobre o workshop

Este workshop tem como objectivo explorar redes neuronais aplicadas a NLP e como construir embeddings com keras. Irão ser exploradas e analisadas as propriedades desses embeddings assim como tirar proveito deles. São recomendados conhecimentos de Python, assim como algumas bases de machine learning.

Foto Formador (Fernando Pais)

_Catarina Silva

"Python" (nível iniciante)

Catarina Silva é Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra. Tem doutoramento em Engenharia Informática, com 20 anos de experiência no ensino de Engenharia Informática, além de supervisionar estudantes de Mestrado e Doutoramento. É investigadora do Grupo de Computação Adaptativa do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), sendo a aprendizagem computacional e o reconhecimento de padrões as suas principais áreas de investigação. Com competência na coordenação de projetos de diferentes tamanhos e de eventos científicos, envolvendo pessoas de diferentes origens, como professores, estudantes, ex-alunos e empresas. Autora e coautora de 4 livros, de cerca de 20 artigos de revistas científicas e 50 artigos de conferências. Pertence ao comité científico e é revisora de artigos de várias conferências e revistas. Presidente da Assembleia Geral da associação portuguesa de reconhecimento de padrões (APRP), membro sénior do IEEE da Sociedade de Inteligência Computacional. Presidente da secção portuguesa do IEEE.

Sobre o workshop

A linguagem Python tem vindo a suscitar um interesse crescente dada a sua simplicidade, versatilidade e a possibilidade de resolver problemas em muitos contextos. Neste workshop o objetivo é proporcionar uma primeira introdução à linguagem Python a pessoas com alguma familiaridade com a lógica de programação.

Foto Formador (Catarina Silva)

_Saghir Bashir

"R" (nível iniciante)(este workshop será dado em inglês)

Saghir Bashir é consultor estatístico da ilustat, uma empresa de consultoria e formação em ciência de dados. Depois de obter um PhD em “Bioestatística e Epidemiologia” na Universidade de Cambridge (Reino Unido), ele trabalhou em vários projetos de ciência de dados da vida real nos setores público e privado. O sucesso da sua vasta experiência internacional baseia-se na sua natureza pragmática e colaborativa. Ele é um comunicador natural que envolve ativamente o público nas suas apresentações, cursos e workshops.

Sobre o workshop

This on-line workshop aims to give you a flavour of R through graphical visualisation. You will see how R can be used to create and customise beautiful plots using real life data. After a presentation of motivation and concepts, the focus will be on participants to produce graphs using ggplot2. During the exercises the participants will use R Markdown to produce nicely formatted HTML files.

Foto Formador (Saghir Bashir)

Debates

"Data Science em Portugal - Mercado & Sociedade"

_Guilherme Ramos Pereira (DSPA)

Com um percurso académico e profissional que contempla diversas experiências nacionais e internacionais, em empresas nacionais e multinacionais, com destaque para o seu trabalho desenvolvido entre 2008 e 2015 enquanto Diretor Executivo da Associação Portugal Outsourcing em prol da afirmação do setor português de serviços com recurso a tecnologias de informação junto dos principais stakeholders globais do negócio, Guilherme Ramos Pereira assumiu a Direção Executiva da DSPA em Janeiro de 2018 com o objetivo pessoal e profissional de contribuir ativamente para a afirmação de um setor que está na linha da frente da transformação da sociedade e da economia.

Foto Orador (Guilherme Ramos Pereira)

_Miguel José Monteiro (DSSG)

Miguel José Monteiro is a Data Science Lead at mojo diagnostics, working in the field of fertility care using AI and robotics. He holds an MSc in Biomedical Engineering from the Faculty of Engineering of Porto and has worked in Data Science since 2014 (back when Matlab was "cool"), in both research and industry environments. Besides that, Miguel co-founded Data Science for Social Good Portugal and World Data League, which makes him a pro in not having enough time in his schedule to fit any more activities.

Foto Orador (Miguel José Monteiro)

_Rui Mendes (DSPT)

Licenciado em matemáticas aplicadas e mestre em sistemas de informação. É analista de dados na GoWi-Fi, entusiasta de ciência de dados e apaixonado em organizar eventos para audiências tecnológicas. Fundou a associação sem fins lucrativos Data Science Portugal (DSPT), a maior comunidade de cientistas de dados em Portugal. É co-fundador da Ripply, startup focada na organização de datathons. Acredita, também, que tem em casa duas futuras cientistas de dados.

Foto Orador (Rui Mendes)

"Desafios e barreiras para as mulheres na área de TI"

_Margarida Afonso (PWIT)

Margarida Afonso é Senior Program Manager, com profunda experiência em gerência de programas de transformação internacional com equipas multiculturais distribuídas. É professora convidada no ISEP, ensinando Agile a futuros engenheiros, e ainda coach e mentora para engenheiros e gerentes na Portuguese Women in Tech.

Foto Orador (Margarida Afonso)

_Vânia Gonçalves (Geek Girls Portugal)

Vânia Gonçalves é Technology & Innovation Business Partner na Unilabs Portugal e fundadora da comunidade Geek Girls Portugal, comunidade fundada em 2010 cuja missão se foca no apoio, capacitação e progressão profissional de mulheres na área tecnológica. Conta com cerca de 20 anos de carreira internacional na área de TI, incluindo funções de I&D e gestão e coordenação na academia e nos setores público e privado em várias áreas de negócio como telecomunicações, média e saúde. Tem doutoramento em Médias Digitais pela Universidade do Porto e Vrije Universities Brussel, mestrado em Políticas Tecnológicas pela Universidade de Cambridge e licenciatura em Eng. Informática pela FEUP.

Foto Orador (Vânia Gonçalves)

_Bárbara Barbosa (Creditas)

Mestre em Sistemas de informação com pesquisa em processamento de linguagem natural pela USP, atualmente é Gerente de Ciência de Dados na Creditas, apoiando a evolução técnica e de carreira do time. Participa em diversos projetos de diversidade feminina na tecnologia, como Rails Girls, Women Dev Summit e Women in Data Science e Mulheres em Inteligência Artificial.

Foto Orador (Bárbara Barbosa)

Queres ser Voluntário?

Este ano a MYD vai realizar-se em formato remoto, pelo que não haverá recrutamento de voluntários... Ainda assim, não tires essa ideia da cabeça e voluntaria-te na próxima edição que, se tudo correr bem, já regressará ao formato presencial!

Programa da 4ª Edição

Plano Final (27 de fevereiro) Plano Final (28 de fevereiro)

Preçário

Os preços para participar na 4ª Edição da MYD são os apresentados nas imagens abaixo.
Neste ano, 20% do valor dos bilhetes irá reverter para a Associação Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Caso queiras consultar o trabalho desta associação ou fazer um donativo maior, podes aceder ao site da associação ou ao easypay da mesma, para efetuar as duas ações, respetivamente.

Preços individuais Preço de grupo

Quem irá marcar presença nesta edição

A 4ª Edição da MYD conta com o apoio de:

Edições anteriores